s regras para escrever um e-mail comercial formal de qualidade

Neste artigo, vamos nos concentrar na redação de um e-mail formal de negócios de qualidade e nos princípios elementares da etiqueta de e-mail.

Seja reservado sobre o que você escreve

Você nunca deve escrever em um e-mail algo que não esteja disposto a dizer em público. Na maioria das vezes, a pessoa errada na seção cc pode transformar sua comunicação comercial em um escândalo completo. Por isso, verifique o conteúdo e as pessoas para quem você está enviando.

Sempre realize uma apresentação sobre você e a empresa

Você nunca deve presumir que as pessoas sabem quem você é ou sobre o que é a sua empresa quando as procura pela primeira vez. Em vez disso, reserve um tempo para escrever uma breve introdução sobre você e a empresa. Torne-o simples e elegante e forneça apenas as informações necessárias.

Seja uma pessoa / empresa oportuna

Não há nada pior do que esperar por uma resposta. Se você deseja aumentar sua lista de clientes e satisfazê-los, é essencial responder em tempo hábil. De fato, 24 a 48 horas são aceitáveis e tudo depois de dois dias pode ser considerado imprudente.

Evite enviar one-liners

Os one-liners não ajudarão nem promoverão a comunicação de forma alguma. Não use atalhos para palavras reais, emoticons, jargões ou gírias. Como a comunicação por e-mail não é uma mensagem instantânea, ela não deve ser tratada como tal. Essa é a razão pela qual temos canais diferentes para os dois tipos de comunicação. Não é aceitável que os profissionais usem linguagem inapropriada como Vc ou Td bem? em um e-mail corporativo. Você corre o risco de parecer pouco profissional com seus parceiros e clientes.

Simplicidade e clareza são seus melhores amigos na comunicação empresarial 

Sempre inclua uma assinatura (também simples e elegante) Aumente o reconhecimento da marca com seu ID de e-mail formal. Um ID de e-mail é uma identificação eletrônica alocada pelo servidor para você. Por exemplo, no endereço de e-mail rafaela.arquitetura@tesla.com, rafaela.arquitetura é o ID do e-mail.

Ao usar um ID de e-mail formal para promover seus negócios, você assume uma responsabilidade profissional que transmite uma imagem de confiabilidade e competência. Se os clientes acharem que sua empresa é proficiente e tem um excelente produto / serviço para oferecer, eles responderão. No entanto, a primeira impressão também pode ser a última se você não marcar a empresa corretamente com um endereço de email formal e com o conteúdo de e-mail correto.

Um e-mail profissional para freelancers também é recomendado porque você é uma empresa individual. A apresentação dos seus serviços à comunidade empresarial deve ser respeitável, e o endereço de e-mail reflete seu profissionalismo. Lembre-se, seu e-mail é um reflexo de você e sua empresa!