A importância de registrar uma marca comercial

Por que é tão importante registrar uma marca comercial? Quais são as vantagens? Quais são os riscos? Confira:

É uma maneira de agregar valor ao seu negócio Todos os investimentos feitos no desenvolvimento de produtos, estratégias de marketing e pesquisa estão, de alguma forma, ligados ao nome do seu negócio. Depois de um tempo, sua marca registrada adquirirá valor, reputação e confiabilidade no mercado. Direitos exclusivos para sua inicialização O objetivo de toda empresa é crescer, encontrar um modelo de negócios sustentável e, eventualmente, ter sucesso.

Você já pensou em atingir essas metas sem possuir direitos exclusivos de sua marca comercial?

Nesse caso, você teria que repensar toda a sua estratégia de marketing. Depois de um tempo, uma marca se torna um ativo valioso de uma empresa, podendo ser vendida, licenciada e franqueada.

Lealdade do consumidor

Marca registrada é um sinal de origem para serviços e produtos. Quando você investe na qualidade do que oferece a seus consumidores, há confiança no mercado e maior lealdade do consumidor. Portanto, sua empresa manterá mais consumidores e terá a garantia de que o produto ou serviço oferecido tenha boa qualidade. É outra maneira de impedir a concorrência desleal. Não registrar uma marca significa que sua empresa sofrerá maiores riscos no futuro. Concorrentes desleais podem acabar usando seu nome injustamente para confundir os consumidores e tirar proveito dos investimentos que você fez, mesmo que eles estejam no mercado por um período mais curto em comparação a você.

Garantias administrativas e judiciais para sua marca registrada

Regularizar sua marca comercial é a melhor maneira de certificar que sua empresa tem exclusividade. Quanto mais cedo isso for registrado, maior será a garantia de que sua empresa não estará sujeita a alegações de uso indevido de uma marca comercial.

Entenda como registrar uma marca comercial no Brasil

Registrar uma marca no Brasil é mais fácil do que você imagina! Confira um passo a passo do que deve ser feito: Crie um nome e um logotipo para sua inicialização, crie uma marca comercial singular para o campo comercial que você pretende explorar. E verifique se ele está disponível antes de iniciar os procedimentos de registro.

Pagar a taxa de registro

O custo varia de acordo com a natureza e o tamanho da sua empresa. Para pequenas empresas, geralmente é baixo. Conclua sua solicitação de marca registrada. Você pode fazer tudo online. No sistema de registro de marcas online, você pode anexar a representação visual da sua marca registrada, para aumentar a proteção. Como sua marca comercial é concedida para conceder sua solicitação, o INPI verifica se não há negócios com uma marca comercial idêntica ou semelhante em seu campo. Além disso, sua solicitação é publicada para que outras empresas possam verificar se há alguma confusão entre as marcas registradas e a sua. Esse processo geralmente leva 60 dias.

Aprovação do registro

Se sua marca comercial for aprovada pelo INPI, eles disponibilizam uma certificação na filial mais próxima da sua empresa. O próximo passo é pagar uma taxa pelos primeiros dez anos de manutenção e proteção do seu registro. Para empresas menores, custa em torno de R$ 298,00.

Considerações finais

Agora que você executou todas essas etapas, é fácil ter certeza de que sua marca registrada não será usada por outras empresas. Além de garantir a exclusividade do nome escolhido, você também poderá investir livremente na criação de uma identidade visual para seus negócios, marketing, estratégias de publicidade, produtos e serviços.