Por que é uma boa ideia registrar sua marca comercial ?

Com o mercado de trabalho ainda em recuperação, muitas pessoas optaram por iniciar seus próprios negócios, mas a necessidade ou não de registrar um logotipo, slogan ou nome da empresa depende de vários fatores, especialmente quando se tenta manter os custos iniciais mínimo.

Geralmente, se você é a primeira pessoa a usar uma marca comercial, adquire direitos sobre a marca assim que começa a usá-la para vender produtos ou serviços. O custo de registrar sua marca registrada diminui em comparação com as perdas que você pode sofrer por não fazer isso. Aqui estão algumas razões pelas quais é uma boa ideia registrar sua marca comercial.

Marcas registradas aumentam o valor do seu negócio

A Internet tornou muitos setores extremamente competitivos. O uso de uma marca registrada ajuda a marcar sua empresa e fornece um meio para os clientes reconhecerem seu produto ou serviço em segundos. Além disso, uma marca registrada é um ativo intangível que é valioso para sua empresa.

Caso você pretenda vender a empresa, ter uma marca registrada pode aumentar o preço de venda. Se você não pretende vender sua empresa, mas deseja criar seus negócios, ter uma marca registrada permite que você use o símbolo , o que adiciona legitimidade aos seus negócios.

Proteção mais forte

Cinco anos após o registro, você pode solicitar que sua marca seja declarada incontestável. Isso significa que seu uso exclusivo da marca é conclusivamente estabelecido em tribunal. Em segundo lugar, e mais importante, o registro da marca registrada pode permitir a cobrança de triplos danos e honorários advocatícios, se você prevalecer.

Também é importante notar que, se sua marca for registrada, ela estará automaticamente sujeita à jurisdição federal e você poderá apresentar sua queixa no tribunal federal, em oposição ao tribunal estadual, que oferece muitas vantagens, incluindo a facilidade de descoberta em todo o estado linhas e juízes federais experientes no banco.

Embora em circunstâncias apropriadas seja possível entrar com uma reclamação de violação no tribunal federal, mesmo para uma marca que não esteja registrada federalmente, o registro federal é a maneira mais simples e fácil de obter jurisdição federal em uma reclamação de marca registrada.

O que pode ser registrado

Geralmente, você pode registrar uma marca comercial para qualquer combinação de palavras, nomes e / ou símbolos que você usa para identificar ou distinguir os produtos ou serviços que você trabalha. Quando usadas para identificar um serviço, são chamadas de marcas de serviço, mas geralmente as marcas de serviço e as marcas registradas são as mesmas.

Outros recursos de seus produtos ou serviços também podem ser protegidos além da marca, incluindo a cor ou a embalagem do produto. Esses atributos são chamados de trajes comerciais e também podem ser registrados, mas se os recursos forem meramente funcionais por natureza, eles não serão protegidos. Por exemplo, você não teria permissão para registrar uma forma de garrafa que facilitasse a pega da garrafa.

É uma boa ideia registrar sua marca para se proteger contra uma ação por infração, agregar valor à sua empresa, colocar seus concorrentes e o público a par dos seus direitos sobre a sua própria marca e fortalecer a proteção legal da sua marca. O investimento para registrar uma marca é mínimo comparado ao custo potencial de não se registrar e comparado aos benefícios em potencial que o registro trará para o seu negócio.